quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Enchente em Indaial - edç 229



Vários pontos alagados em Indaial.




INDAIAL – Mais de nove mil indaialenses foram atingidos na última semana pelas chuvas que caíram em Santa Catarina, em especial no Vale do Itajaí. O número só não foi maior graças a união, a solidariedade das pessoas e a agilidade nas respostas as situações de risco, pela Defesa Civil do município de Indaial.


Desde a manhã do dia 8 de setembro, a Defesa Civil e o prefeito Sérgio Almir dos Santos visitavam as áreas de risco de alagamento e aconselhavam as famílias a deixar suas residências. “A nossa preocupação era a de salvar a vida das pessoas, tirá-las das áreas de alagamentos e evitar que o pior acontecesse, pois o maior problema é que as pessoas não acreditavam que o nível do rio ao subir atingiria as suas residências”, conta o prefeito que durante os dois dias, quinta e sexta-feira, que foram os mais críticos acompanhou de perto todas as ações da Defesa Civil.


No dia 9 de setembro, às 7 horas o nível do rio atingiu a sua máxima de 7,60 metros acima do nível normal, em conseqüência da grande precipitação pluviométrica causando enchentes, alagamentos, deslizamentos e quedas de barreiras, afetando os bairros: Rio Morto, Estradinha, Arapongas, João Paulo II, Benedito, Mulde, Encano do Norte, Warnow, Ribeirão das Pedras, Estrada das Areias, Tapajós, Estados, Centro, Nações, do Sol, Encano e Carijós.


A ligação de Indaial com Timbó também foi prejudicada, pois foi interrompido o trânsito na rodovia Augusto Hasse, devido a grande quantidade de água na pista e pelo bairro Benedito, pela Três Corações, em razão dos alagamentos também estava interditada.


).


As famílias desabrigadas(160) foram atendidas no Colégio Municipal, no bairro Carijós, e na Escola Úrsula Krueger, no bairro João Paulo II, sendo que na manhã do dia 12 de setembro, apenas uma família ainda encontrava-se no local. A família retornou para a sua residência às 15 horas do dia 12.


.


.


Mais informações, acesse o site da Defesa Civil de Indaial ou entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telfone: 3333-0278.


Central de Doações


A Secretaria de Assistência Social comunica que a Central de Doações para as famílias atingidas estará atendendo na sede da secretaria, localizada a rua Leoberto Leal, no bairro Tapajós. As doações também poderão ser coletadas por equipe da Prefeitura, para isso é necessário entrar em contato pelos telefones: 3333-4185/3333-4186/3394-5005.


A necessidade é de doações de material de limpeza, colchões, leite e alimentos não perecíveis.


Mais informações com a Assistência Social pelo telefone: 9115-0648.


A Defesa Civil de Indaial e a Administração Municipal agradecem a colaboração de todas as empresas, instituições e pessoas que, voluntariamente, se envolveram nos atendimentos de resgates, remoções, mudanças, limpeza, doações e entrega das mesmas a população. “Muito temos a fazer e, juntos, vamos retomar a normalidade e a qualidade de vida na nossa cidade”.frizou o prefeito Serginho


Nota do jornal= Acompanhando de perto o noticiario e com a presença física, tenho que ressaltar a importancia do RÁDIO nos meios de comunicação, a Ponte Fm,A Nova Fm, a Club, as emissoras de Indaial se desdobraram varando as noites, trazendo imformações de todos os pontos críticos do nosso município, e de todos os municípios vizinhos do médio e alto vale, Parabéns a DEFEZA CIVIL, aos meios de comunicaçaõ da Prefeitura, a rede Top (Mocan) , a COOPER pelas doações, ao povo que se mostrou SOLIDÁRIO,doando móveis, alimentos não perecíveis e roupas, ao povo que colaborou nas limpezas das casas. Parabéns ao Prefeito Sérginho, seu Secretáriado que estiveram a postos, ajudando,orientando e encaminhando os funcionários de defeza civil, socorro para os lugares mais críticos.Ao Corpo de Bombeiros Voluntarios de Indaial, a Polcia Militar, ao depto de TRANSITO, A HTR, e varias emprezas que colocaram seus Caminhoes a dispoziçaõ da Prefeitura.O pior já passou, graças a DEUS não tivemos nem uma vitima fatal, agora é hora de termos paciência, que tudo que a prefeitura, a administração publica tiver em seu alcance para fazer, será feito.





Dados da Defesa Civil



- 440 pessoas desalojadas;


- 160 pessoas desabrigadas;


- 1.300 pessoas deslocadas;


- 9.600 pessoas afetadas;


- 620 residências danificadas e nove prédios públicos danificados (três Unidades de Saúde, três Unidades de Educação Infantil, um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, prédio da Assistência Social e prédio da Prefeitura).




Recuperação



- 232 quilômetros de ruas sem pavimentação;


- 27 quilômetros de ruas pavimentadas;


- aproximadamente 9.500 metros de tubulação e drenagem;


- 18 quedas de barreiras; dez deslizamentos e;


- 22 pontes e pontilhões danificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário