domingo, 16 de outubro de 2011

edç 231



Assistência realiza balanço das ações no período da catástrofe


INDAIAL – A Secretaria de Assistência Social de Indaial juntamente com a Defesa Civil do município, profissionais das secretarias da Prefeitura e voluntários trabalharam no atendimento as famílias de Indaial atingidas pelas catástrofes naturais. A secretária de Assistência Social, Arlete Polidoro relata que nos dias em que o município foi atingido pelas constantes e fortes chuvas que ocasionaram o aumento no nível do rio provocando enchentes, alagamentos e quedas de barreiras, os profissionais da Secretaria de Assistência Social juntamente com a Defesa Civil Municipal, demais servidores da Prefeitura e voluntários auxiliaram as famílias atingidas. A Secretaria auxiliou no alojamento e cadastramento das famílias afetadas. “Trabalharam na organização e atendimento às famílias 26 profissionais lotados na Secretaria de Assistência Social, lembrando que tivemos profissionais de outros municípios ilhados e afetados pela enchente”, observa Arlete.


A secretária observa que foram formadas equipes de trabalho entre os profissionais à disposição, para que as famílias fossem assistidas por Assistente Social e demais profissionais da Secretaria. “O atendimento da Assistência Social iniciou, em alguns locais, já com orientações em conjunto com a Defesa Civil Municipal para que as famílias que resistiam a sua saída das residências afetadas”, conta ela ao relatar que após o convencimento da necessidade da saída das famílias, encaminhava-se para o alojamento municipal as famílias que não tinham familiares ou pessoas conhecidas que pudessem acolhê-los.


A Secretaria de Assistência Social também ficou responsável pelo cadastro das famílias que precisam de acesso a auxílios e com a finalidade da liberação do FGTS, que também aconteceu na Central de Atendimento, junto a Prefeitura de Indaial.


Arlete explica que as famílias, ao chegarem no alojamento municipal, eram recebidas por outra equipe de profissionais que realizavam o cadastro, verificavam as necessidades urgentes e encaminhavam as famílias para as salas disponíveis para abrigo. Observando sempre otimizar o espaço, porém de forma coerente, famílias conhecidas em salas juntas, jovens solteiros em outras salas. “Mantivemos contatos com a Secretaria de Saúde, pois houve a necessidade de consultas devido a sintomas apresentados em crianças e adultos que estavam no alojamento, sendo que tivemos o pronto atendimento desta Secretaria com deslocamento de profissional para verificar as solicitações”, destaca a secretária.


Depois que as chuvas pararam e o nível do rio começou a baixar, foi possível organizar em parceria com a Defesa Civil Municipal, o retorno dessas famílias para suas residências, fornecendo produtos de limpeza, higiene e alimentação. “Ainda estamos realizando arrecadação e distribuição de móveis e eletrodomésticos para as famílias afetadas, sendo que temos uma lista de espera bastante significativa, uma vez que as doações foram bem inferiores as necessidades”, observa Arlete.


As famílias afetadas estão atualmente sendo acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS da Estrada das Areias, Carijós, Nações e Secretaria de Assistência Social, nos quais é realizado o atendimento após passar por avaliação do assistente social.


Arlete informa que em reunião realizada pela equipe de Proteção Social Básica verificou-se que o município já melhorou bastante na organização dos trabalhos referentes a Situações de Emergência e Estado de Calamidade, porém sentiu-se a necessidade de organizar alguns formulários da Assistência Social e estudar algumas metodologias de atendimentos nestas situações, para tanto foi criado uma Comissão que estudará alternativas para os problemas encontrados nesta última enchente.


Sobre as doações, Arlete explica que a lista de necessidades é grande, pois as famílias atingidas perderam quase que totalmente tudo o que tinha em suas residências, desde roupas, colchões, material eletrônico e eletrodomésticos, camas de solteiro e casal, guarda-roupas, balcão de pia e pia, armários de cozinha, geladeiras, fogões, entre outros.


Interessados em fazer doações podem entrar em contato diretamente na Secretaria de Assistência Social, localizada na rua Leoberto Leal, número 191, no bairro Tapajós, ou através do telefone: (47) 3333 – 4292.


Nenhum comentário:

Postar um comentário